quinta-feira, 21 de junho de 2007

Catedral da Sé

Em 1913, deu-se início à construção da Catedral como é hoje, elaborada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica. O templo foi inaugurado em 25 de janeiro de1954, na comemoração do 4º Centenário da cidade de São Paulo, ainda sem as duas torres principais. A cidade de São Paulo foi construída e destruída três vezes em menos de um século. A história de como se chegou à atual Catedral da Sé – fundada em 1554 – demonstra bem isso. A Igreja foi instalada ali em 1591, quando o cacique Tibiriçá escolheu o terreno onde seria o primeiro templo da cidade construído em taipa de pilão (parede feita de barro e palha socados estruturados em toras).
Em 1745, a “velha Sé”, como era chamada, foi elevada à categoria de Catedral. Por isso, neste mesmo ano, inicia-se a edificação da segunda matriz da Sé no mesmo local da anterior. Ao lado dela, em meados do século XIII levanta-se a Igreja de São Pedro da Pedra. Em 1911, os dois templos foram demolidos para dar espaço ao alargamento da Praça da Sé e, finalmente, à versão atual da Catedral.

Curiosidade : A Catedral está situada exatamente onde passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio. Este foi o fator topográfico que, somado ao motivo sentimental, fez com que a atual Catedral fosse construída no mesmo lugar da “velha Sé” - como era conhecida a matriz que foi demolida.

Nenhum comentário: